O Evangelho é o Poder de Deus

Revista EBD

   Revista: Uma Jornada de Fé
   1º trimestre/2014

Lição 1 - O livro de Êxodo e o cativeiro de Israel no Egito

Data: 05/01/2014
Leitura Bíblica em Classe: Êxodo 1.1-14

Texto Áureo: "E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente, vos visitará DEUS, e fareis transportar os meus ossos daqui" (Gn 50.25)

Dicas:
Para que tenha êxito além da vida da lição, deve dispor da Bíblia em várias versões, bem como, de um bom comentário bíblico do Pentateuco e de Atlas Bíblico. Buscar a ajuda do Espírito Santo na preparação de cada aula é de fundamental importância, pois somente a nossa experiência de anos no labor educacional na EBD não é o suficiente.

Palavra Introdutória:
Prezados colaboradores da EBD, estamos iniciando um novo ano, um novo trimestre e estaremos abordando um assunto de suma importância para a vida cristã. Vamos acompanhar a nação de Israel na jornada do Egito até ao deserto de Sinai e em treze lições tratando da sua formação e legado espiritual, bem como, a aplicação dessa jornada de fé a igreja de Cristo. Esteja preparado está jornada.

Conteúdo:
O Livro de Êxodo:

A proposta do Livro: O professor deve estar inteirado que o nome "Êxodo" foi dado pelos tradutores da Septuaginta ao segundo livro do Pentateuco que significa "saída" (Êxodo) e narra os acontecimentos que vai desde a morte de José, filho de Jacó em que se dá o cativeiro de Israel no Egito, a sua libertação e a elevação desse povo ao status de nação, bem como, a sua origem e organização nacional no sopé do Monte Sinai.

A escravidão: As circunstâncias e situações de cativeiro imposta por Faraó com cargas aflitivas tinha a finalidade impedir o crescimento do povo de Deus (Ex 1:10,11). Está é a proposta do sistema mundano com a aprovação de leis e outras ações que são cargas que vem para afligir a igreja de Cristo na terra, tentando inibir o crescimento, mas o Evangelho é poder de Deus para a salvação de todo o que crer.


O Nascimento de Moisés:

Ao abordar o segundo tópico da lição o professor deve ter em mente as ações do Deus transcendente e imanente que é soberano e que tem o controle de todas as coisas e que antecedeu profeticamente tanto o cativeiro como a libertação: "Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza." (Gn 15:13,14).

O zelo precipitado de Moises e sua fuga:

O professor neste tópico pode contrapor o comportamento de Deus com o de Moisés. Zelo trata-se de atenção especial de se dedica a alguém ou a uma causa e quem assim dispõe deve demanda de rigor, diligencia, bem como, empenho e pontualidade no desempenho de suas tarefas. O ardor ou fervor de Moisés foi impróprio e desarrazoado, ou seja, agiu sem razão ou tomado pela emoção, por isso sua intervenção foi desastrosa (Ex 2:11-15). Deus em seu zelo é razoável em tudo o que faz (Ex 3:6-15).

Missão Cumprida:
Após a aplicação da lição os alunos deverão estar cientes:
 Da providencia de Deus no Êxodo quanto a libertação e no desenvolvimento da nação de Israel.
 Da importância da vida de Moisés em três períodos distintos e o cuidado de Deus no cumprimento de suas promessas.
 Deus sempre contra com pessoas vocacionadas, mas a vocação divina não nos dá o direto de agirmos de acordo com nossa vontade e emoção.

Conclusão:
Concluímos que Deus é o responsável pela salvação do seu povo e foi Ele que tomou todas as iniciativas para levar a efeito a libertação e a organização da nação de Israel, e, nós estamos nas mãos Dele e assim deixemos que nos use na sua vontade soberana dentro do plano que estabeleceu para cada um de nós e nossa jornada de fé.


Comentarista:
Pastor SEBASTIÃO OTÁVIO SEBASTIÃO OTÁVIO
 Pastor



Compartilhe este estudo:



Ver a lista de lições comentadas
Templo Sede: Av. Antonio Batista Piva, 399 • Jd. Primavera • CEP: 13142-340
faleconosco@adpaulinia.org.br
COPYRIGHT © 2012 Assembleia de Deus Ministério Belém em Paulínia, SP
YouTube