O Evangelho é o Poder de Deus

"DO ALICERCE AO ACABAMENTO"

Pastor DIEGO TEODORODIEGO TEODORO
Pastor

14/06/2013


TEXTO ÁUREO: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes."
(Efésios 6.13)

INTRODUÇÃO
Toda casa precisa de um alicerce que se preze para subsistir as intempéries do tempo. Desce chuva, sopra ventos e bate o sol e a casa precisa permanecer. Para isso, é preciso um extraordinário alicerce, afins de que, o portentoso intento não venha à deriva. Nas linhas subsequentes desse espaço singular, analisaremos o capítulo 6 de Efésios partindo da base (vs.13). Deleitemo-nos nesse breve estudo que visa o nosso crescimento espiritual.

PARTE I - O ALICERCE
Todo alicerce para ser construído depende de três elementos indispensáveis:
1) Tempo - pequena noção outorgada ao homem para o mesmo tentar decifrar o passado, presente e futuro. Logo, o tempo é precioso e precisa ser administrado com sabedoria.
2) Esforço - Ato de chegar ao limite da força espiritual, mental e física, ou seja, é andar no limite o tempo todo.
3) Conhecimento no que se faz - Aqui é realização com domínio técnico do que se faz, isto é, um tiro na luz sem a mínima possibilidade de erro.
Sendo assim, temos condições de iniciar um alicerce. No sentido espiritual é a mesma coisa. O apóstolo Paulo procura apresentar um soldado pronto para qualquer tipo de labuta até a vinda do seu comandante.
Quem acredita que a oração, o conhecimento profundo da bíblia vem no topo da lista para esse intento se engana redondamente. O alicerce de todo Cristão inicia-se em casa, depois vai para a vida profissional e aí sim chega na sociedade, veja:
"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas. (Ef. 6.1-9).
Como podemos observar, o segredo está em trabalhar-se muito em casa (relacionamento entre pais e filhos com direitos e deveres), culminando na vida social incluindo a vida profissional.
Concluindo, portanto esse pensamento, entendemos que uma vida cristã bem estruturada e pronta para conquistas e vitórias, começa no lar, pautada pela Bíblia Sagrada nossa regra de fé e conduta.

PARTE II - O BÁSICO
Para todo soldado bem instruído e pronto para resistir o dia mal, é preciso roupagem especial. Toda casa que não possui proteção está fadada ao fracasso e a uma incontestável destruição. Todo cristão está em uma luta espiritual acirrada e, para vencê-la, é preciso armar-se de toda a armadura espiritual, pois, contra coisas espirituais devemos usar armas espirituais, a saber:
"E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo,o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Ef. 6.15-17)
"NÃO CONFUNDINDO AS COISAS" - Tem muita gente buscando incessantemente a armadura espiritual, porém, precisamos entender que não adianta armadura se o inimigo tem com que nos acusar nos nossos relacionamentos (pais e filhos), (patrões e empregados), (empregados e patrões), e, por fim, a vida social num todo.

PARTE III - O ACABAMENTO
Como não poderia ser diferente, o apóstolo dos gentios termina o verso dizendo: [...] "E havendo feito tudo, ficar firmes". Como ficar firmes já alicerçados e com as paredes alçadas? A resposta é lógica. "Tendo um acabamento à altura". Como fazer isso?
1) Escolhendo o melhor material
2) Pagando caro por esse material
3) Aplicando de forma certa esse material
O material em apreço só pode ser conseguido fora desse planeta, isto é, na despensa de Deus. O meio para chegar até lá, chama-se oração através da fé, ou seja, é preciso pagar o preço, confira:
"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos". (Ef. 6.18).
Sem oração genuína e autêntica não dá para chegar à perfeição. A obra fica incompleta. A obra fica capenga. A obra fica sem o devido adorno. Orar ainda é a melhor solução nas horas críticas e assoladoras. Quem ora tem resposta. Quem ora tem intimidade com o Pai. Quem ora sabe a que rumo seguir. A oração completa a obra, dando-nos condições de labutar de forma legítima e vitoriosa aguardando o Salvador que em breve virá nos buscar. Portanto, fica a seguinte dica: escolha o céu para buscar a solução dos seus problemas; pague caro pelo material...orando; aplique de forma correta aquilo que o Senhor te dar, seja direcionado por Deus.

PALAVRA CONCLUSIVA
O capítulo 6 de Efésios é surpreendente e extremamente crucial a nós outros que almejamos lutar e vencer até a vinda de Cristo. Como uma linguagem militar do exército romano, o apóstolo deixa claro que espiritualidade é preciso, porém, a vida com os nossos semelhantes fala muito alto na defesa (Jesus - nosso advogado) e na acusação (satanás - nosso acusador). O revestimento espiritual está acessível a todos nós, todavia, não adianta tanto empenho nessa busca se antes não acertarmos a nossa casa (família), e as nossas atitudes com o próximo independente de quem seja. O revestimento espiritual é necessário, antes, porém, precisamos ir por partes: "alicerce, básico e acabamento".


Compartilhe este estudo:



Ver todos os Estudos Bíblicos
Templo Sede: Av. Antonio Batista Piva, 399 • Jd. Primavera • CEP: 13142-340
faleconosco@adpaulinia.org.br
COPYRIGHT © 2012 Assembleia de Deus Ministério Belém em Paulínia, SP
YouTube